DIGNESS BLOG

Assessoria Financeira Empresarial

Assessoria Financeira Empresarial

  • Estruturação do fluxo de caixa diário - a falta de controle de entradas e saídas de caixa é bastante comum em empresas de qualquer porte. O gestor financeiro muitas vezes age como por intuição sobre se haverá recursos suficientes para honrar os compromissos em futuro muito próximo, como no mês seguinte, por exemplo. O papel da Assessoria Financeira em auxiliar o gestor a criar ou aprimorar uma ferramenta de controle de fluxos diários de caixa leva sensível segurança para a manutenção das operações.
  • Planejamento financeiro - uma das primeiras providências a serem tomadas pelo gestor financiero é planejar os investimentos da empresa. A tarefa requer o estudo aprofundado dos pontos fortes e fracos da organização, das tendências do ambiente externo e da abertura de leque de possibilidades de investimento. A Assessoria Financeira pode ajudar o gestor, geralmente mais envolvido com o dia a dia da empresa, a seguir esses passos, a calcular a viabilidade de cada oportunidade e a definir quais projetos serão executados.
  • Gestão de risco por análise de cenários - uma vez definidos os projetos de investimento a serem realizados, o serviço pode elaborar diferentes cenários, como o pessimista, realista e o otimista. Quais ações tomar em cada cenário dadas as probabilidades de suas ocorrências?
  • Inteligência financeira - é o cálculo de modelos matemáticos sofisticados para compreender a fundo a saúde financeira da empresa. O assessor financeiro tem a capacitação para realizar a análise dos indicadores de desempenho financeiro mais relevantes em relação a aspectos como: rentabilidde, liquidez, risco e capacidade de geração futura de caixa.
  • Estrutura de financiamento - considerando-se haver plano de investimento adequadamente estudado, o gestor pode usufruir da qualificação de um consultor para definir quais as fontes de financiamento mais apropriadas para realizá-lo. As fontes de financiamento podem ser agrupadas em capital de terceiros e em capital próprio, e dentro de cada grupo há diversas possibilidades de uso de recursos, cada qual com peculiaridades que levam a exigir conhecimento técnico para a escolha de quais usar.

Execução do serviço

A execução do serviço de Assessoria Financeira é geralmente feito em três etapas:

  1. Diagnóstico - a consultoria solicita os dados de caixa e de outras naturezas que possam impactar no desempenho da empresa. O estudo é feito procurando identificar possibilidades de insolvência iminente ou algum aspecto que requeira intervenção imediata.
  2. Análise dos dados - cálculo dos indicadores de desempenho financeiro usando como matéria prima os dados de caixa recebidos da empresa. Os indicadores podem ser convertidos em formato gráfico para facilitar aos gestores da empresa, mesmo sem formação em finanças, acompanhar o crescimento da sua empresa.
  3. Intervenção e manutenção - estabelecimento de medidas de correção para saneamento financeiro, em caso de necessidade, ou de expansão dos negócios de forma embasada em resultados de modelos matemáticos amplamente testados. O gestor define em conjunto com a Assessoria Financeira quais os investimentos e fontes de financiamento usar para possibilitar sua expansão no mercado. A partir desse instante, a firma de consultoria mantém acompanhamento constante dos resultados das decisões tomadas para eventuais ajustes de rumo.

Requisitos da empresa para receber Assessoria Financeira

As empresas estão em diferentes graus de profissionalização. Muitas ainda estão na fase em que as relações pessoais são a ênfase para definir quem serão aqueles funcionários que executarão determinadas tarefas. Uma maneira de saber se a empresa está nessa fase é perceber se a saída de certo funcionário gerará grandes impactos para o funcionamento da área.

No outro lado dos graus de profissionalização, as empresas possuem tarefas escritas, organizadas e claras, para qualquer funcionário recém contratado poder dar continuidade aos processos no caso de substituição. Além disso, há definição de responsabilidades para as diversas equipes operacionais.

A compreensão frequente é a de que firmas com baixo nível de profissionalização só poderia se beneficiar de acompanhamento financeiro após realizar trabalho de organização administrativa. Sempre é necessário aperfeiçoar os métodos internos de trabalhos, mas nenhuma empresa pode prescindir de rigoroso controle financeiro.

A variável mais relevante para definir se a empresa aproveitaria os benefícios de um serviço de Assessoria Financeira é a determinação do empresário em expandir seus negócios e melhorar a forma como a administração está organizada.